top of page

O grupo é constituído por 18 crianças, sendo 11 do sexo masculino e as restantes do sexo feminino. A maioria das crianças tinha 3 anos, verificando-se o caso de duas com 2 anos mas que fizeram 3 até dezembro. É um grupo heterógeno, que gosta de brincar, cantar, de ouvir e contar histórias. É um grupo que se encontra numa fase de adaptação tanto ao grupo como ao ambiente educativo, para muitas crianças é o primeiro contato com este ambiente. A aceitação de regras de convivência era algo que ainda não estava assimilado.

O Grupo

Equipa Pedagógica

A organização do espaço da sala é expressão das intenções do/a educador/a e da dinâmica do grupo, sendo indispensável que este/a se interrogue sobre a sua função, finalidades e utilização, de modo a planear e fundamentar as razões dessa organização (Orientações para a Educação Pré-Escolar, 2016, p.26).

 As crianças devem participar na organização do espaço de forma a compreender como o espaço está organizado. O conhecimento do espaço e das suas possibilidades é uma condição do desenvolvimento da independência e da autonomia da criança e do grupo,

A sala da Pré A é uma sala ampla com luz natural e arejada, com uma porta principal e 3 mesas grandes para a realização de atividades Situa-se no piso 0 da escola juntamente com o gabinete administrativo, a sala dos professores, o refeitório e a sala da Pré B. dispõe de 6 áreas pedagógicas distintas que correspondem à área dos jogos, área da biblioteca, área da casinha, área da garagem, área das expressões e a área do tapete. Estas são acolhedoras e dinâmicas, permitem a circulação livre das crianças e o fácil acesso aos materiais, estando organizadas segundo os interesses e necessidades das crianças. As paredes são brancas e estão decoradas com os trabalhos individuais de cada criança, com o quadro de presenças, o calendário de aniversário, o quadro das tarefas, o quadro dos dias da semana e o placard das informações. As OCEPE (2016) referem que “na organização deste espaço não pode ainda ser descurada a forma como são utilizadas as paredes. O que está exposto constitui uma forma de comunicação, que sendo representativa dos processos desenvolvidos, os torna visíveis tanto para crianças como para adultos” (p.26).

A sala da pré A é constituída por três educadoras, Zita Spínola, Ana França e Lucy Jardim, e duas auxiliares de ação educativa Rita e Zoe. A equipa tem uma boa relação, trabalham em equipa de forma a complementar o trabalho das colegas, transmitindo um bom ambiente para as crianças.

Não têm um modelo pedagógico delineado, uma vez que entendem não existir um modelo único a seguir, assim fazem uma abrangência de dois pressupostos teóricos o High Scope e MEM que encaram a criança na sua plenitude.

Organização do Espaço

As rotinas são importantes para que a criança adquira noções temporais, espaciais e sequenciais, sendo intencionalmente planeadas pelo educador, e  conhecidas pelas crianças, que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) “um tempo que contemple de forma equilibrada diversos ritmos e tipos de atividade, em diferentes situações (…)e permita oportunidades de aprendizagem diversificadas. Trata-se de prever e organizar um tempo simultaneamente estruturado e flexível, em que os diferentes momentos tenham sentido para as crianças e que tenha em conta que precisam de tempo para fazerem experiências e explorarem, para brincarem, para experimentarem novas ideias, modificarem as suas realizações e para as aperfeiçoarem” (p.27).

No quadro seguinte encontram-se expressas as rotinas da sala da Pré A, estas rotinas são flexíveis e sujeitas a alterações dadas as necessidades do grupo ou quando ocorrem eventos na instituição.

Organização do Tempo

Atividades Complementares da Sala

bottom of page